Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2020

A COZINHA

SÉRGIO: A Cozinha era o primeiro cômodo à direita ao entrar-se no Corredor (?), contíguo ao Quarto de Mamãe. O piso era de cerâmica desenhada de triângulos vermelhos e brancos (?). À direita ficava o fogão, depois um armário e a porta para a escada que dava no Quintal. Ao lado esquerdo da porta ficava a geladeira e depois a pia de pedra vermelha (era um material poroso, granulado, que acumulava sujeira...). À sua direita havia outro armário, mas parece que havia também um fogão a lenha que foi demolido. À esquerda da porta do Quintal, havia uma janela (?).

QUARTO DE MAMÃE (?)

Sérgio:      Ficava entre o Quarto das Meninas e a Cozinha e era, claro, de papai também, e foi meu durante uma parte da infância: havia um beliche ou só um berço (?), ao pé da cama de casal.      O roupeiro era de madeira escura ou preta, grande e pesado. A cama tinha a cabeceira alta, de madeira também escura ou preta, e um criado com abajur de cada lado.      A janela dava para o corredor de entrada do Porão, onde morava uma família de portugueses.

O QUARTO DAS MENINAS (?)

Sérgio:          Ficava de frente pro jardim, entre a Biblioteca e o Quarto de Mamãe (?). Tinha três camas de solteiro, sendo que uma delas foi beliche por um tempo (ou sempre?); à direita da porta ficava uma penteadeira de madeira marrom claro; havia uma poltrona sob a janela e um roupeiro (mesma madeira da penteadeira?).            A janela era do mesmo padrão das outras: três folhas, sendo uma dupla, com persianas na metade de baixo e vidro (canelado?) na de cima, e grades.